segunda-feira, 21 de março de 2016

Mães chatas criam filhos maravilhosos...

"Mães chatas criam filhos maravilhosos...": Palavras da Mi...
Ontem, depois de uma tarde/noite maravilhosa com os meus filhotes que incluiu gelados, cinema (Zootropolis, que por acaso adorei) e jantar de fast food...já no regresso a casa a Mi resolver dar uma resposta de pré-adolescente...(o teor da mesma é agora irrelevante...)
Não tenho pachorra para respostas de "chica-espertice" como lhes chamo... E elas sabem (sim, porque o F. ainda é pequeno para estas parvoíces).
Claro que a minha resposta, seca e cortante, não se fez esperar e aproveitei a deixa para dar um típico sermão de mãe de quase adolescentes...
Fazê-las sentir a necessidade de serem responsáveis, de adquirirem maturidade, de saberem fazer as escolhas acertadas com objectivos claros. Enfim, um sermão com o intuito de as fazer perceber que as suas escolhas, as suas atitudes, os seus objectivos e meios para os atingir já poderão ter repercussões no futuro de cada uma.
Sei que sou uma mãe extremamente exigente.
Costumo dizer, a brincar, que instituí um regime militar em casa, o que em parte é verdade, mas entendo verdadeiramente que sem regras não há educação e sem educação não teremos adultos válidos.
Expliquei às MM's que a única coisa que quero é que cresçam saudáveis, com valores, com objectivos, e que sejam um dia adultos de que se possam orgulhar. Por isso dou tanta importância à responsabilidade, ao trabalho, à educação... a valores como integridade, honestidade, respeito...
Sei que muitas vezes, com isso, acabo por ser um pouco "General...", mas sinto que é importante que interiorizem tais valores e regras de conduta. Daí que, mesmo sendo por vezes difícil, prossigo no meu caminho.
Sou uma mãe, por outro lado, muito meiga, que faço questão que saibam, a qualquer momento da sua vida, que os amo incondicionalmente... Mais que tudo na vida mesmo.
Por vezes tenho receio que não percebam a minha intenção... Que não percebam que apenas quero o melhor para eles, e que possam ser tudo o que queiram um dia. Tudo mesmo...
Mas, esse meu receio de poder ser incompreendida desvanece-se pelas palavras dos meus filhos...
Neste domingo foi a Mi. Ouviu o meu rol de recomendações, riu-se porque eu referi que por vezes o regime militar é apenas um meio de conseguir os objectivos, e eis que ela me responde: Sabes mãe, li na internet e é verdade: "mães chatas" (sim, fui apelidada de chata...) "criam filhos maravilhosos" e nós sabemos que é só isso que queres... o melhor para nós
Fiquei num misto de orgulho e comoção pois ela, a Mi, percebeu exactamente o meu papel de mãe, a dificuldade de tentar criar filhos responsáveis e respeitadores mas sendo uma mãe presente e meiga em todos os momentos.
Sei que estou a trilhar um caminho árduo, mas por eles e com eles vale sempre a pena...

Sem comentários:

Enviar um comentário