sexta-feira, 18 de março de 2016

Homenagem ao meu pai e a todos os pais que admiro...

Amanhã será uma vez mais dia do pai... Mas uma vez mais não comemorarei esse dia.
É o terceiro ano sem o meu pai neste dia e as saudades são tremendas.
Este ano o dia é ainda mais complicado pois com o divórcio também não partilho a alegria dos meus filhos ao celebrar o dia do pai... mas quero que eles o celebrem.
É angustiante não ter o meu pai neste momento. Faz-me tanta, mas tanta falta...
Tenho saudades do seu sorriso, dos olhos verdes mais bonitos que algum dia vi...
Lembro-me bem de, no Hospital, quando já pouca vida restava, lhe pedir para me mostrar os seus olhos maravilhosos... com muito custo abriu os olhos... Já não tinham o brilho de outrora, mas eram lindos, os mais lindos olhos verdes que já vi.
Sempre insatisfeito, tudo o que eu e a minha irmã alcançávamos parecia sempre pouco pois na realidade acreditava mais em nós do que nós o fazíamos... Recordo-me da resposta dele quando, num concurso de acesso a profissão, entre cerca de 1750 candidatos, fiquei em 52... Só? Disse-me ele, podias ter ficado ainda mais à frente. Na altura fiquei, confesso, um pouco desiludida, mas mais tarde percebi que ele tinha a certeza que eu era capaz de fazer ainda melhor. E tinha razão...
Não era um Pai fácil, pois era exigente, disciplinador e contido, até nos afectos, mas amava-nos tanto, mas tanto...
Um homem contido que, no entanto, não continha as lágrimas perante uma história mais romântica ou uma justiça praticada.
Era o homem mais íntegro e honesto que conheci e que irei algum dia conhecer. O seu sentido de justiça era levado ao extremo. Não suportava uma injustiça, não pactuava com qualquer desonestidade e sempre nos ensinou, a mim e à minha irmã, e mais tarde aos netos, que a honestidade e a integridade eram os valores mais importantes na vida.
Deitar a cabeça na almofada e dormir de consciência tranquila era o seu lema. E sempre o cumpriu.
Gostava de ver os que o rodeavam felizes, tudo fazendo por isso.
Recordo-me de ver o meu Pai entrar das brincadeiras dos meus amigos... o que nos ríamos com ele (nunca dele), pois entrava em qualquer brincadeira, nada levava a mal e tinha sempre uma palavra brincalhona para rematar.
Um homem muito dotado intelectualmente, extremamente inteligente e muito interessado em tudo o que o rodeava. Escrevia e falava com elevada correcção. Era excelente conversar com ele, aprendi tanto com ele, tanto...
Cresci com as suas histórias do trabalho, talvez por isso tenha seguido uma área próxima da dele. Mas sei que a família sempre foi o mais importante para ele. Sempre.
Casado com a minha mãe há 53 anos... Bodas de ouro já tinham celebrado. Um grande e verdadeiro amor, que superou distâncias, crises - como todos - mas que superou tudo e era lindo de ver como tantos anos depois ainda havia amor, verdadeiro amor, e havia um brilho no olhar que não esmoreceu...
O meu pai sempre lutou por mim e pela minha irmã. Nunca nos deixaria mal e nunca nos abandonaria. Sei que éramos a sua grande paixão, a sua vida, e por nós tudo, mas tudo faria.
Adorava e adoro o meu pai.
Tenho imensas saudades dele, ainda para mais numa altura em que não tenho na minha referências masculinas - com excepção do meu filhote F. que por ser pequeno ainda não entra nesta estatística...

Dedico este texto ao meu Pai. A quem muito amo e amarei sempre, apesar de não estarmos fisicamente juntos.
Dedico também ao Pai dos meus filhos, que os ama e sei que sempre os protegerá.
Dedico ainda a todos os Pais de verdade: não apenas aqueles que todos os dias vivem a paternidade em família, mas em especial aqueles pais que lutam diariamente pelos seus filhos.
Dedico aos pais que tudo fazem para poder criar os filhos, para os poder acompanhar e ver crescer, mesmo quando se encontram em famílias monoparentais, pois esses Pais lutam contra uma sociedade que ainda não vê com bons olhos que sejam os Pais a criar os filhos sem uma mãe.
Dedico, em suma, a todos os Pais que amam os seus filhos acima de tudo, pois só assim concebo a paternidade.
Feliz dia do Pai para todos os Pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário