sexta-feira, 11 de março de 2016

Estupidificar num casamento...

Sim, o verbo existe mesmo e significa "EMBRUTECERESTULTIFICARIMBECILIZAR"
É, infelizmente assim que me sinto ao olhar para trás...
Passado o choque inicial de ver o meu casamento acabar por uma situação pouco leal.
Passada a tristeza de ver um projecto de vida terminar abruptamente.
Passada a angústia do receio de recomeçar sozinha com 3 filhotes.
Passada a perplexidade com a dúvida "isto aconteceu-me mesmo a mim?".
Ultrapassada a fase inicial... 
Ficaram sentimentos de revolta, pelo tempo perdido e tristeza, não por perder o que já há muito tempo não era bom, mas sim por sentir que no percurso me afastei de mim...
Sinto que, de facto, estupidifiquei em prole de um casamento que afinal não foi gratificante.
Olho o percurso que fiz e em termos pessoais e intelectuais afastei-me dos meus ideiais e objectivos.
Em termos pessoais já o comentei noutros posts, não me apetece hoje falar disso.
Mas em termos intelectuais sinto que em certa medida imbecilizei.
Eu, que sempre adorei ler e devorava livros com prazer praticamente deixei de ler... Por desleixo claro, por falta de tempo também, mas acima de tudo porque não precisava de o fazer...
Adoro viajar e pouco o fiz durante o casamento - com excepção do último ano, em que, como que prevendo o desfecho, decidi que devíamos conhecer mais e viajar...
Sempre fui muito opinativa e crítica quanto a tudo o que me rodeia, quer em termos sociais, políticos, económicos... mas fui deixando de ser... fui-me remetendo ao silêncio e era mais fácil pouco saber por não ter com quem debater essas ideias (não porque o "ex" não fosse uma pessoa inteligente e com grande cultura geral mas apenas porque não o fazíamos...)
Sempre fui muito estética. Adorava a contemplação da beleza, mas deixei de o fazer... remeti-me a uma espécie de apatia...
Eu, que era uma Lisboeta convicta, que sempre adorei sair à noite, jantar fora, dançar até de madrugada e conviver com vivacidade, de repente... prostrei perante a vida...
Não me apercebi disto tudo até muito recentemente...
Olhei no espelho e não me reconheci...
Dediquei-me de corpo e alma a um casamento, à família e esqueci-me de mim.
Não alimentei a minha sede de conhecimento, de vivacidade, de alegria... Fiquei a ver passar a vida.
Felizmente sou resiliente. Sou uma pessoa com uma imensa capacidade de adaptação, de resistência e de luta. 
Não paro perante qualquer obstáculo. 
Não desisto perante qualquer adversidade.
Já recuperei boa parte das características que sempre me caracterizaram. 
A vivacidade, curiosidade e sede de conhecimento, procura de mais e melhor em todas as áreas da vida...
Neste momento encontro com "baby steps" o meu caminho... 
Recuperei velhos hábitos que me fazem feliz e após racionalizar e esquematizar o que não gostava na pessoa que me tornei já dei a volta. 
Já sou eu... 
Com algum "mau feitio" à mistura... 
Não faço o que não quero, não digo o que não me apetece, não sou o que deixei de ser...
Actualmente faço o que quero, digo o que quero, sou o que gosto e sinto o que me faz feliz...
E porque não dizê-lo?... Reencontrei a Mulher que estava escondida, com a sensualidade inerente...
E adoro!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário