sábado, 20 de fevereiro de 2016

Três filhos...E a reacção a uma separação dos pais...

Os meus filhotes têm 12, 10 (a Mi e a Mg) e 6 anos (o F) e são a luz dos meus olhos, a minha razão de viver. É por eles e com eles que tudo faz sentido...
Mas não é fácil, não é nada fácil, especialmente quando, de repente, fiquei quase sozinha com eles. O pai não se afastou mas o dia a dia - ou melhor as noites - são essencialmente comigo.
A Mi, a mais velha, não comenta, não se manifesta. Logo ela que está a entrar na adolescência, que começava a dar as primeiras respostas "parvas", que começava a querer ganhar o seu espaço e o seu lugar no mundo, foi a que melhor percebeu que era preciso acalmar. Tem sido um pilar fundamental, é uma menina maravilhosa, que neste momento não me tem dado qualquer preocupação. A maturidade de uma menina de 12 anos é fantástica. Perante a pergunta sobre o que sentia e achava de tudo, limitou-se a responder: Se o amor acabou, prefiro que se separem a começarem a discutir por tudo e estragarem a amizade. Não podia ter sido melhor. Um orgulho que ainda hoje me comove quando penso na sua reacção...
A Mg, mais rebelde, mas mais sonhadora ainda acredita numa reconciliação. Não obstante já lhe termos dito que não, que isso é impossível, ela insiste em acreditar. É a minha princesinha de coração doce e sonhador, mas que se vai apercebendo, diariamente, que a separação dos pais é uma realidade e vai tomando isso como certo sem se revoltar.
O F., o nosso pequeno reguila, tem tido mais dificuldade em aceitar e com isso vieram as birras, os choros, e até alguma má educação. Está a melhorar. Está a passar com os dias... Apenas quer manter o carinho e a amizade do pai e da mãe, apenas quer ter a certeza que o seu mundo, ainda que diferente, continuará estável e com amor. E isso nunca lhe faltará. Quando soube da separação, apenas disse que queria ter uma máquina do tempo para voltar atrás... Mas não existem máquinas do tempo...
Não é fácil gerir estes sentimentos, não é mesmo, mas com o tempo tudo irá reocupar o seu lugar na vida dos meninos, tudo mesmo. Com amor e muito carinho tudo será melhor e os meus filhos têm um pai e uma mãe que os amam incondicionalmente, e com isso poderão contar sempre...

1 comentário:

  1. Como nunca lhes faltará amor (estou certa disso) vão ser sempre meninos felizes.

    ResponderEliminar